Política de Avaliação pelos Pares

Procedimentos de avaliação
1.1 todo documento entregue para publicação será avaliado através de critérios padronizados, de modo paritário, por membros do Conselho Editorial da Revista e às cegas (anonimamente). Os critérios são, quanto ao conteúdo: validade, originalidade, relevância e contribuição para a área temática; e quanto à forma: correção gramatical, concisão, coesão das ideias, consistência (organização geral) e adequação a estas normas.
1.2 avaliadores e autor(es) serão mantidos em sigilo pela Revista durante o processo de avaliação.
1.3 após revisão pelos avaliadores, o documento poderá ter três destinos:
1.3.1 ser aprovado para publicação. Nesse caso, após revisão gramatical e diagramação uma prova final será enviada ao autor para sua aprovação. Após a resposta do autor com seu consentimento, no prazo estipulado pela revista, o artigo será enviado para publicação. Caso o autor não dê o consentimento no prazo estipulado, por questões de organização a Revista considerará a prova como aceita pelo autor;
1.3.2 ser aprovado para publicação com necessidade de adequação na forma e/ou no conteúdo. Nesse caso o documento será reenviado ao autor para as devidas correções ou ajustes. Após o retorno do documento para a revista no prazo estipulado, o mesmo será novamente submetido para análise. Ele poderá ser aprovado, seguindo o descrito no ponto 1.3.1, poderá necessitar de novas correções, seguindo novamente o caminho deste ponto, ou poderá não ser aprovado para publicação, conforme o item 1.3.3;
1.3.3 não ser aprovado para publicação.
1.4 a decisão final quanto à data de publicação dependerá do número de artigos aprovados e do programa editorial estabelecido.
1.5 a Comissão Editorial reserva-se o direito de efetuar pequenas alterações no texto aceito para publicação, a fim de adequá-lo aos critérios de coerência, clareza, fluidez, correção gramatical e padronização editorial adotados pela revista. Ressalta-se que em todos os casos a versão final do documento será enviada ao autor para aprovação final deste e consentimento para publicação.
1.6 artigos que não forem publicados em 12 (doze) meses a partir da data de sua aprovação serão oferecidos de volta ao seu autor, para que esse tenha liberdade de enviá-lo a uma outra publicação.
1.7 o(s) autor(es) poderá(ão) conferir o status do seu trabalho (em qual etapa do processo ele se encontra) enviando um e-mail para biblioteca@sbpdepa.org.br, indicando para isso o título do trabalho. Como especificado no item 3.3.4 das "Diretrizes para autores", tal comunicação será apenas com o autor para correspondência, especificado no momento da submissão.