Gaúcho
corpo estrangeiro? Como chegamos e para onde vamos?
DOI:
https://doi.org/10.60106/rsbppa.v19i1.615Palavras-chave:
Cisão, Estrangeiro, Pluralidade étnica, Recalcamento, TransgeneracionalidadeResumo
As autoras descrevem o processo multidisciplinar de elaboração do vídeo Corpo no Minuto, cuja proposta era colocar em 60 segundos um tema ligado ao corpo. O vídeo denominado Gaúcho: corpo estrangeiro?5 foi finalizado após cinco meses de calorosas e intensas discussões semanais entre três psicanalistas da SBPdePA e uma designer. Durante os encontros, procurou-se encontrar um foco e um suporte para a questão do estrangeiro e também se transitou por diferentes autores da psicanálise e outras áreas. Discutiu-se o material encontrado em fotos antigas de índios, de negros e das principais correntes migratórias do Rio Grande do Sul e, para mostrar o panorama atual, providenciaram-se fotos e vídeos com entrevistas aleatórias, com a pergunta: teus pais e teus avós, de onde são? Após a conclusão do vídeo, a inquietação das autoras foi para a clínica, com os questionamentos: Como aparece na clínica este estrangeirismo? Esta mistura étnica do gaúcho do Rio Grande do Sul aparece como herança da qual o sujeito se apropria? Aparece como um segredo transgeracional? É possível dar um nome ao fenômeno que, com frequência, observa-se na clínica psicanalítica do RS, em tratamentos individuais, familiares e/ou de casal: a dificuldade no reconhecimento das origens étnicas?
Downloads
Referências
Abraham, N., & Torok, M. (1995). A tópica realitária: a casca e o núcleo. São Paulo: Escuta.
Antonelli, C. C. (2015). O estrangeiro: eu e você. [s.l]: Novas Edições Acadêmicas.
Barnes, J. J. (1991). Desmentida, identificaciones alienantes, tiempo de la gera-ción. In: Missenard, A. et. al. Lo negativo: figuras y modalidades. Buenos Aires: Amorrortu.
Derrida, J. (1973). Gramatologia. São Paulo: Perspectiva/Edusp.
Derrida, J., & Dufourmantelle, A. (2003). Anne Dufourmantelle convida Jacques Derrida a falar de hospitalidade. São Paulo: Escuta.
Derrida, J., & Roudinesco, E. (2004). De que amanhã: diálogo Rio de Janeiro: Jorge Zahar.
Freud, S. (1919). O estranho. In: Obras completas de Sigmund Freud (Vol. 19). Rio de Janeiro: Imago, 1969.
______. (1927). O futuro de uma ilusão. In: Obras completas de Sigmund Freud (Vol. 21). Rio de Janeiro: Imago, 1969.
______. (1930[1929]). O mal-estar na civilização. In: Edição standard brasileira das obras psicológicas completas de S. Freud (Vol. 21). Rio de Janeiro: Imago, 1969.
______. (1938). A divisão do ego no processo de defesa. In: Obras completas de Sigmund Freud (Vol. 23). Rio de Janeiro: Imago, 1969.
Koltai, C. (2000). Política e psicanálise: o estrangeiro. São Paulo: Escuta.
Mijolla, A. D. (2001). História e pré-história psíquicas: o intergeracional e seus fragmentos de identidade. Psicanálise - Revista da Sociedade Brasileira de Psicaná-lise de Porto Alegre, 3 (2), 305-329.
Pastori, S. S., & Nicolau, R. F. (2012). Encontro transcultural: subjetividade e psicopatologia no mundo globalizado. São Paulo: Escuta.
Tisseron, S., Torok, M., Rand, N., Nachin, C., Hachet, P., & Rouchy, J. C. (1997). El psiquismo ante la prueba de las generaciones. Buenos Aires: Amorrortu Editores.
Trachtenberg, A. R. C. (2002). Espaço psíquico geracional e as identificações telescópicas. Psicanálise - Revista da Sociedade Brasileira de Psicanálise de Porto Alegre, 4 (1), 195-202.
Trachtenberg, A. R. C., Kopittke, C. C., Zympek, D. T. P., Chem, V. D. M., & Mello, V. M. H. de (2005). Transgeracionalidade de escravo a herdeiro: um destino entre gerações. São Paulo: Casa do Psicólogo.
Trachtenberg , R. (2017). O rio, a ponte e o outro lado do rio: alguns pensamen-tos sobre estrangeiros, fronteiras e psicanálise. Psicanálise - Revista da Sociedade Brasileira de Psicanálise de Porto Alegre, 19 (1), 101-119.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Atribuo os direitos autorais que pertencem a mim, sobre o presente trabalho, à SBPdePA, que poderá utilizá-lo e publicá-lo pelos meios que julgar apropriados, inclusive na Internet ou em qualquer outro processamento de computador.