Sexualidade e pornografia na contemporaneidade pelas lentes teóricas de Sándor Ferenczi

Autores/as

  • Caio Ferreira Romano Grupo Brasileiro de Pesquisas Sándor Ferenczi

DOI:

https://doi.org/10.60106/rsbppa.v26i1.881

Palabras clave:

Contemporâneo, Ferenczi, Filme Pleasure, Pornografia, Sexualidade

Resumen

No texto A criança mal acolhida e sua pulsão de morte (1929), Ferenczi teoriza sobre pacientes que não foram amparados quando vieram ao mundo. Nesses casos, ao se inibir a força de viver inicial, resta uma pulsão de morte quase pura, que culmina em uma tendência à autodestruição. Como se manifestaria o desarranjo pulsional na vida sexual de adultos que foram crianças mal acolhidas? Havendo pouco prazer, será que podemos pensar que a genitalidade pode se estruturar na autodestruição, ou seja, envolta em uma pulsão de morte? Neste artigo, constrói-se a possibilidade de que a autodestruição se efetue através do sexo. Nesses casos, não há prazer no ato sexual, apenas alívios e uma busca autodestrutiva. Essas ideias serão alinhavadas pelo exemplo da atriz pornográfica e do filme Pleasure (2021). O artigo visa trazer uma contribuição sobre clínica e sexualidade, articulando genitalidade, subjetividade, laço com o outro e sofrimento psíquico.

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Biografía del autor/a

Caio Ferreira Romano, Grupo Brasileiro de Pesquisas Sándor Ferenczi

Mestrando na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) no Departamento de Estudos Psicanalíticos. Professor na Escola de Psicanálise de São Paulo (EPSP). Membro do Grupo Brasileiro de Pesquisas Sándor Ferenczi (GBPSF). Aspirante a Membro do Departamento de Psicanálise do Instituto Sedes Sapientiae e autor do livro Psicanálise, cinema e amor (2021).

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Publicado

2024-08-16

Cómo citar

Romano, C. F. (2024). Sexualidade e pornografia na contemporaneidade pelas lentes teóricas de Sándor Ferenczi. Psicanálise - Revista Da Sociedade Brasileira De Psicanálise De Porto Alegre, 26(1), 46–62. https://doi.org/10.60106/rsbppa.v26i1.881

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