Resenha do livro Do niilismo ao amor da vida, Ser ou não ser, obra de Walter Trinca
DOI:
https://doi.org/10.60106/rsbppa.v25i2.877Palavras-chave:
Resenha de livroResumo
Tal como a natureza, o ser humano é confrontado com representações opostas que estão onipresentes em toda parte: construção/destruição, ordem/caos, ser/nada, vida/morte. E a história nos mostra que essas mesmas representações já estavam presentes na Antiguidade Greco-romana, e provavelmente muito antes. Basta pensar nos mitos, que têm por objetivo elaborar contradições e sublinhar o sofrimento, a perversidade e o desencanto. Se os deuses olímpicos eram muitas vezes cruéis, despóticos, ciumentos, etc., é porque refletiam a construção e a destruição, as duas faces em que se sustenta a realidade. Em "Do niilismo ao amor da vida, Ser ou não ser", Walter Trinca faz uma longa viagem através da história dos deuses e dos homens para nos mostrar, em primeiro lugar, que cada ser humano guarda um fator de destruição que tende a infiltrar-se em todas as relações. [..]
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Sociedade Brasileira de Psicanálise de Porto Alegre

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Atribuo os direitos autorais que pertencem a mim, sobre o presente trabalho, à SBPdePA, que poderá utilizá-lo e publicá-lo pelos meios que julgar apropriados, inclusive na Internet ou em qualquer outro processamento de computador.