Um olhar psicanalítico sobre os efeitos traumáticos do racismo
DOI:
https://doi.org/10.60106/rsbppa.v23i1.777Palavras-chave:
Negros, Psicanálise, Racismo, TraumaResumo
O presente trabalho tem por objetivo refletir acerca dos efeitos traumáticos do racismo e suas consequências psíquicas. Grada Kilomba designou as constantes e repetidas vivências de preconceito racial e exclusão às quais os negros são diariamente submetidos como racismo cotidiano. Essa intromissão, em termos laplancheanos, que acomete os negros desde os primórdios de sua existência psíquica, deixa marcas profundas e traumáticas em sua subjetividade. Diante do contexto sociocultural racista em que vivemos, no qual a própria psicanálise é formada por uma maioria de brancos, de que modo nós, psicanalistas, podemos trabalhar para reduzir os efeitos dessa modalidade mortífera de violência? O que é necessário para que um psicanalista branco possa ouvir um analisante negro? Para melhor debater essas questões, trarei algumas vinhetas de minha experiência clínica com dois jovens negros que procuraram tratamento há cerca de três anos.
Downloads
Referências
Almeida. S. (2020). Racismo estrutural. São Paulo: Sueli Carneiro/Editoria Jandaíra.
Fanon, F. (2008). Pele negra, máscaras brancas (R. Silveira, Trad.). Salvador: EdUFBA.
Freud, S. (1969a). Além do princípio do prazer. In Edição standard brasileiras das obras psicológicas completas de Sigmund Freud (Vol.18). Rio de Janeiro: Imago. (Trabalho original publicado em 1920)
Freud, S. (1969b). Mal-estar na civilização. In Edição standard brasileiras das obras psicológicas completas de Sigmund Freud (Vol. 21). Rio de Janeiro: Imago. (Trabalho original publicado em 1930)
Gonzáles, L. (2020). Por um feminismo afro-latino americano: Ensaios, intervenções e diálogos (F. Rios & M. Lima, Orgs.). Rio de Janeiro: Zahar.
Kilomba, G. (2019). Memórias da plantação: Episódios de racismo cotidiano (J. Oliveira, Trad.). Rio de Janeiro: Cobogó.
Laplanche, J. (1992). Novos fundamentos para a psicanálise. São Paulo: Martins Fontes. (Trabalho original publicado em 1987)
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Atribuo os direitos autorais que pertencem a mim, sobre o presente trabalho, à SBPdePA, que poderá utilizá-lo e publicá-lo pelos meios que julgar apropriados, inclusive na Internet ou em qualquer outro processamento de computador.