Deus Dionísio
concepções acerca da autodestrutividade e da compulsão à repetição
DOI:
https://doi.org/10.60106/rsbppa.v22i2.767Palavras-chave:
Compulsão à repetição, Destrutividade, Pulsão de morteResumo
Instigados a respeito das condutas autoagressivas e do uso da compulsão à repetição na atualidade, procuramos entender como se dá a constituição dos sujeitos da contemporaneidade, refletindo sobre seu desenvolvimento e fragilidades na constituição, assim como na intensificação de sua autodestrutividade. Tomamos Dionísio, o mito, aquele que vive na intensidade e nos excessos, como metáfora para pensar esse sujeito e ancorar nossos questionamentos na obra freudiana, em Joel Birman e no filósofo Byung- Chul Han. Nossa hipótese é de que os indivíduos ficam submetidos à compulsão à repetição e à narcotização de seu Princípio do Prazer, fruto do empobrecimento dos investimentos libidinais e, consequentemente, das representações psíquicas, resultado do excesso traumático da contemporaneidade.
Downloads
Referências
Birman, J. (2014). O sujeito na contemporaneidade. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira.
Bolton, L. (2004). O livro completo da mitologia clássica: Deuses, deusas, heróis e monstros gregos e romanos de Ares a Zeus. São Paulo: Madras Editora.
Borges, G., & Paim Filho, I. (2017). Sobre o filicídio: Uma introdução. Porto Alegre: Sulina.
Byung-Chul Han (2017). Sociedade do cansaço (2a ed.) Rio de Janeiro: Editora Vozes.
Byung-Chul Han (2018). Topologia da violência.Rio de Janeiro: Editora Vozes.
Freud, S. (2010a). Formulações sobre os dois princípios do funcionamento psíquico. In Obras completas (Vol. 7). São Paulo: Companhia das Letras. (Original publicado em 1911)
Freud, S. (2010b). Além do princípio do prazer. In Obras completas (Vol. 14). São Paulo: Companhia das Letras. (Original publicado em 1920)
Freud, S. (2011). O problema econômico do masoquismo. In Obras completas(Vol. 16). São Paulo: Companhia das Letras. (Original publicado em 1924)
Laplanche, J., & Pontalis, J-B. (1988). Vocabulário da psicanálise. São Paulo: Martins Fontes.
Machado, A. P., & Paim Filho, I. (2018, setembro). Desconstruções e transformações - Masoquismo destino das pulsões: Origem do sujeito. Trabalho apresentado no 32° Congreso Latinoamericano de Psicoanálisis - FEPAL, Lima, Peru. Retirado de http://www.congreso2018.fepal.org/uploads/trabajos_prepublicados/02_machado_es.pdf
Pouzadoux, C. (2001). Contos e lendas da mitologia grega. (E. Brandão, Trad.). São Paulo: Companhia das Letras.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Atribuo os direitos autorais que pertencem a mim, sobre o presente trabalho, à SBPdePA, que poderá utilizá-lo e publicá-lo pelos meios que julgar apropriados, inclusive na Internet ou em qualquer outro processamento de computador.