Encontros psicanalíticos virtuais com a criança
DOI:
https://doi.org/10.60106/rsbppa.v22i2.752Palavras-chave:
Atendimento psicológico virtual com criança, Atendimento psicológico on-line, Latência, Pandemia, VirtualidadeResumo
O artigo aborda o atendimento virtual de crianças no momento da pandemia. Descreve uma “sessão ou encontro virtual” e as vicissitudes desse processo. Propõe algumas reflexões quanto à técnica psicanalítica, bem como compreensões do desenvolvimento da criança, principalmente, no que se refere à latência. Precisaremos de tempo para ressignificar essa experiência de atendimento virtual na teoria da técnica psicanalítica.
Downloads
Referências
Dorado de Lisondo, A. B. (2020, 9 de Maio). Infâncias/adolescências e psicanalistas: Re-criando fronteiras em tempos de pandemia. In M. E. Cimenti (Coord.), FEPAL - Atendendo a emergência. Disponível em https://fepal.bmeurl.co/A6BFE51
Guerra, V. (2016). Formas de (des)subjetivação infantil em tempos de aceleração: Os transtornos de subjetivação arcaica. Revista de Psicanálise da SPPA, 23(1), 137-158.
Orduz, F. (2020, 23 de Maio). Psicanálise em movimento em tempos de pandemia. In A. Fernández (Coord.), FEPAL – Atendendo a emergência. Disponível em https://fepal.bmeurl.co/A6BFE51
Roussillon, R. (2015). La dialéctica presencia-ausencia: Para una metapsicología de la presencia. Revista de la Sociedad Argentina de Psicoanálisis, 19, 93-116.
Urribarri, R (2012). Estruturação psíquica e subjetivação da criança em idade escolar: O trabalho da latência. São Paulo: Escuta.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Atribuo os direitos autorais que pertencem a mim, sobre o presente trabalho, à SBPdePA, que poderá utilizá-lo e publicá-lo pelos meios que julgar apropriados, inclusive na Internet ou em qualquer outro processamento de computador.