Como será amanhã? Responda quem puder…

Autores

  • Ignácio Alves Paim Filho SBPdePA
  • Daniela Appio Varaschin CEPdePA
  • Júlia Schneider Protas ESIPP
  • Larissa Ullrich ESIPP
  • Luciana Nunes de Nunes CEPdePA
  • Paula Frizzo Fontana CEPdePA
  • Tânia Nara Carvalhal Israel CEPdePA

DOI:

https://doi.org/10.60106/rsbppa.v22i2.750

Palavras-chave:

Melancolia, Pandemia, Pulsão de morte, Recolhimento narcísico, Virtualidade

Resumo

Neste ensaio, resgatamos os conceitos de Freud sobre o narcisismo, a pulsão de vida e de morte para pensarmos nas consequências do isolamento social resultantes da pandemia decorrente do coronavírus, que assolou as nações neste ano de 2020. Estabeleceu-se um jogo de encontros e desencontros desde a virtualidade do mundo real à virtualidade do mundo virtual, ocasionando um estado de recolhimento narcísico. Para alguns, esse estado de desamparo e solidão tornou-se criativo; para outros, despertou revivências melancólicas, que transitam desde a desesperança até o negacionismo. Trabalhamos a importância da pulsão de destruição como elemento determinante no rompimento dessa homeostasia narcísica recriada pela virtualidade do mundo virtual. A partir dessas ideias, questionamos se seremos capazes de abrir mão dessas gratificações autoeróticas quando do retorno à vida cotidiana. Para concluir a reflexão, interrogamos como será o amanhã da psicanálise e dos psicanalistas

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ignácio Alves Paim Filho, SBPdePA

Psicanalista, membro titular e didata da Sociedade Brasileira de Psicanálise de Porto Alegre (SBPdePA), membro pleno do Centro de Estudos Psicanalíticos de Porto Alegre (CEPdePA).

Daniela Appio Varaschin, CEPdePA

Psicanalista, membro associado do Centro de Estudos Psicanalíticos de Porto Alegre (CEPdePA).

Júlia Schneider Protas, ESIPP

Psicóloga, membro associado do Estudos Integrados de Psicoterapia Psicanalítica (ESIPP).

Larissa Ullrich, ESIPP

Psicóloga, membro efetivo do Estudos Integrados de Psicoterapia Psicanalítica (ESIPP).

Luciana Nunes de Nunes, CEPdePA

Psicanalista, membro associado do Centro de Estudos Psicanalíticos de Porto Alegre (CEPdePA).

Paula Frizzo Fontana, CEPdePA

Psicanalista, formação em psicanálise pela Arche, formação em arteterapia pela Psique, membro associado do Centro de Estudos Psicanalíticos de Porto Alegre (CEPdePA).

Tânia Nara Carvalhal Israel, CEPdePA

Psicanalista, membro associado do Centro de Estudos Psicanalíticos de Porto Alegre (CEPdePA), membro efetivo do Estudos Integrados de Psicoterapia Psicanalítica (ESIPP).

Referências

Freud, S. (1989a). O Eu e o Id. In Edição standard brasileira das obras psicológicas completas de Sigmund Freud (Vol. 19). Rio de Janeiro: Imago. (Trabalho original publicado em 1923)

Freud, S. (1989b). O mal-estar na civilização. In Edição standard brasileira das obras psicológicas completas de Sigmund Freud (Vol. 21). Rio de Janeiro: Imago. (Trabalho original publicado em 1930)

Freud, S. (2004). À guisa de introdução ao narcisismo. In Escritos sobre a psicologia do inconsciente. (Vol. 1). Rio de Janeiro: Imago. (Trabalho original publicado em 1914)

Downloads

Publicado

10.07.2020

Como Citar

Paim Filho, I. A., Varaschin, D. A., Protas, J. S., Ullrich, L., Nunes, L. N. de, Fontana, P. F., & Israel, T. N. C. (2020). Como será amanhã? Responda quem puder…. Psicanálise - Revista Da Sociedade Brasileira De Psicanálise De Porto Alegre, 22(2), 41–46. https://doi.org/10.60106/rsbppa.v22i2.750

Edição

Seção

Artigos Temáticos – Psicanálise, Máscaras e Tecnologia

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>