Ouro ou cobre? Questionamentos sobre o setting online na psicanálise de crianças

Autores

  • Aline Santos e Silva SBPdePA
  • Fabrício Vargas Marchiori ITIPOA Psicanálise e Criatividade

DOI:

https://doi.org/10.60106/rsbppa.v22i2.748

Palavras-chave:

Psicanálise de crianças, Técnica psicanalítica, Setting on-line

Resumo

A pandemia de covid-19 nos arremessou, rapidamente, ao mundo do atendimento on-line. Sabe-se que o tema já vinha sendo estudado, especialmente para o enquadre adulto. Entretanto, como transpor o on-line para a psicanálise de crianças? A partir de vinhetas clínicas, vividas durante os atendimentos no período de distanciamento social imposto pela pandemia, os autores se questionam quanto aos aspectos técnicos envolvidos. O contrato, o setting, a caixa lúdica e o brincar são revistos à luz das possibilidades criativas/ transgressoras que o momento atual impõe.

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Biografia do Autor

Aline Santos e Silva, SBPdePA

Psicóloga; Docente e Supervisora ITIPOA Psicanálise e Criatividade; Membro do Instituto da SBPdePA.

Fabrício Vargas Marchiori, ITIPOA Psicanálise e Criatividade

Psicólogo; Membro Titular ITIPOA Psicanálise e Criatividade.

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Publicado

10.07.2020

Como Citar

Silva, A. S. e, & Marchiori, F. V. (2020). Ouro ou cobre? Questionamentos sobre o setting online na psicanálise de crianças. Psicanálise - Revista Da Sociedade Brasileira De Psicanálise De Porto Alegre, 22(2), 18–27. https://doi.org/10.60106/rsbppa.v22i2.748

Edição

Seção

Artigos Temáticos – Psicanálise, Máscaras e Tecnologia