Sexualidade é uma marca humana!
DOI:
https://doi.org/10.60106/rsbppa.v21i1.692Palavras-chave:
Bissexualidade, Psicosexual, Psiquismo, Pulsão sexual, Sexualidade, Sexualidade infantilResumo
A sexualidade é a marca humana que nos distingue dos demais habitantes do planeta, não é uma categoria a priori, envolve construção de amplas complexidades adquiridas. Pensar o tema Sexualidade nos convoca reflexões, hipóteses, incertezas e indagações. O que existe na sexualidade, capaz de desafiar, que a torna perigosa e inquietante para os fins da cultura? Sabemos que não se consegue esconder o amor, nem a fumaça, nem o segredo e nem a loucura. O sexual humano é uma aventura obstinada, revela-se. A sexualidade é o tema central na invenção da Psicanálise, perspectiva propícia para debates atuais sobre a diversidade sexual humana e as questões de gênero e sexo. A Psicanálise sustenta a perspectiva do que significa o dilema de ser e pensar livremente. A Psicanálise, com cem anos, ainda é um discurso subversivo! Segue assim, quando acorda e ainda interroga a sexualidade, o desejo que mora no inconsciente, para ser narrado com mil caras de diversos gostos. A generalização é um impossível, tamanha variedade de alternativas. O desafio significa interrogar e historizar essa trama complexa, que tece as pessoas, em todas suas diferenças! Não é exclusivo de nossos tempos a existência da experiência de incompatibilidade entre o sexo anatômico e a identidade sexual. Felizmente, o viver atual impõe o diverso e nos implica em desafios para revisões ou reatualizações, vitalizando nosso saber para pensar.
Downloads
Referências
Freud, S. (1978). Tres ensayos de teoría sexual. In Obras completas (Vol. 7). Buenos Aires: Amorrortu Editores. (Original publicado em 1905)
Freud, S. (1984). Algunas consecuencias psíquicas de la diferencia anatómica entre los sexos. In Obras completas (Vol. 19). Buenos Aires: Amorrortu Editores. (Original publicado em 1925)
Freud, S. (1986a). Sobre la más generalizada degradación de la vida amorosa (Contribuciones a la psicología del amor, II). In Obras completas (Vol. 11). Buenos Aires: Amorrortu Editores. (Original publicado em 1912)
Freud, S. (1986b). El malestar en la cultura. In Obras completas (Vol. 21). Buenos Aires: Amorrortu Editores. (Original publicado em 1930)
Kristeva, J. (1993). Historias de amor. Cidade do México: Siglo Veinteuno Editores.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Atribuo os direitos autorais que pertencem a mim, sobre o presente trabalho, à SBPdePA, que poderá utilizá-lo e publicá-lo pelos meios que julgar apropriados, inclusive na Internet ou em qualquer outro processamento de computador.