A questão do ensino teórico na formação psicanalítica

Autores

  • Leda Herrmann Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo

Palavras-chave:

Construção teórica em psicanálise, Ensino teórico, Formação analítica

Resumo

Partindo da proposta de Fédida de que a formação analítica implica a elaboração do sintoma na formação, o texto percorre a questão do ensino teórico pelo exame de contribuições de alguns autores nacionais e estrangeiros. Consideram-se, em seguida, dois pontos: a história da constituição da regulamentação da formação pelo Instituto de Berlim com Max Eitington, que introduz o ensino teórico formalizado em currículos, e a marca característica da história datada do Instituto de São Paulo. Explora-se brevemente a conformação da construção teórica em Psicanálise que não se organiza pela descrição de fatos, mas pela condição interpretante das teorias que constrói. Para a autora, o espírito da reforma curricular do Instituto de São Paulo nos anos 1995/96 constitui um caminho possível na travessia do sintoma na formação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leda Herrmann, Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo

Psicanalista da Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo. Presidente do CETEC (Centro de Estudos da Teoria dos Campos). Autora de Andaimes do real: a construção de um pensamento. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2007.

Referências

Fédida, P. (2005). Teoria da formação na cura analítica. Jornal de Psicanálise, 38 (69): 73-80.

Freud, S. (1926). A questão da análise leiga. Diálogo com um interlocutor im-parcial. In: Sigmund Freud obras completas (Vol. 17, pp. 124-237). São Paulo: Companhia das Letras, 2014.

Green, A. (2006). Preliminares a uma discussão sobre a função da teoria na for-mação analítica. Trabalho apresentado ao Pré-Congresso Didático de Buenos Ai-res, 1991. In: Boletim Formação em Psicanálise, 14 (1): 91-99.

Giovannetti, M. (2010). Sobre a natureza e função do currículo na formação analítica, Jornal de Psicanálise, 43 (79): 181-185.

Herrmann, F. (2003). La teoría de los campos en psicoanálisis. Transiciones (Re-vista da Asociación Peruana de Psicoterapia Psicoanalítica de Niños y Adolescentes), 6: 119-136.

______. (2004). Pesquisando com o método psicanalítico. In: Herrmann F.; Lowenkron, T. Pesquisando com o método psicanalítico. São Paulo: Casa do Psi-cólogo.

Herrmann, F., Azoubel, D., & Lima, L. T. O. Longman, J. (1992). A prática na teoria (Entrevista). Jornal de Psicanálise, 25 (48): p. 13-44.

Herrmann, L., Nakamo, F., & Vannucchi, A. M. S. (1995). Linhas teóricas e ideologia de formação – sobre o ensino teórico na SBPSP. Jornal de Psicanálise, 28 (53): 51-64.

Kernberg, O. (2005). Crítica comprometida à educação psicanalítica, Jornal de Psicanálise, 38 (69): 95-129.

Schaffa, S. (2005). Formação do psicanalista como sintoma e crise. Jornal de Psicanálise, 38 (69): 81-94.

Downloads

Publicado

07.07.2016

Como Citar

Herrmann, L. (2016). A questão do ensino teórico na formação psicanalítica. Psicanálise - Revista Da Sociedade Brasileira De Psicanálise De Porto Alegre, 18(2), 107–117. Recuperado de https://rsbppa.emnuvens.com.br/revista/article/view/601

Edição

Seção

Artigos Temáticos – Formação Psicanalítica