A questão do ensino teórico na formação psicanalítica
Palavras-chave:
Construção teórica em psicanálise, Ensino teórico, Formação analíticaResumo
Partindo da proposta de Fédida de que a formação analítica implica a elaboração do sintoma na formação, o texto percorre a questão do ensino teórico pelo exame de contribuições de alguns autores nacionais e estrangeiros. Consideram-se, em seguida, dois pontos: a história da constituição da regulamentação da formação pelo Instituto de Berlim com Max Eitington, que introduz o ensino teórico formalizado em currículos, e a marca característica da história datada do Instituto de São Paulo. Explora-se brevemente a conformação da construção teórica em Psicanálise que não se organiza pela descrição de fatos, mas pela condição interpretante das teorias que constrói. Para a autora, o espírito da reforma curricular do Instituto de São Paulo nos anos 1995/96 constitui um caminho possível na travessia do sintoma na formação.
Downloads
Referências
Fédida, P. (2005). Teoria da formação na cura analítica. Jornal de Psicanálise, 38 (69): 73-80.
Freud, S. (1926). A questão da análise leiga. Diálogo com um interlocutor im-parcial. In: Sigmund Freud obras completas (Vol. 17, pp. 124-237). São Paulo: Companhia das Letras, 2014.
Green, A. (2006). Preliminares a uma discussão sobre a função da teoria na for-mação analítica. Trabalho apresentado ao Pré-Congresso Didático de Buenos Ai-res, 1991. In: Boletim Formação em Psicanálise, 14 (1): 91-99.
Giovannetti, M. (2010). Sobre a natureza e função do currículo na formação analítica, Jornal de Psicanálise, 43 (79): 181-185.
Herrmann, F. (2003). La teoría de los campos en psicoanálisis. Transiciones (Re-vista da Asociación Peruana de Psicoterapia Psicoanalítica de Niños y Adolescentes), 6: 119-136.
______. (2004). Pesquisando com o método psicanalítico. In: Herrmann F.; Lowenkron, T. Pesquisando com o método psicanalítico. São Paulo: Casa do Psi-cólogo.
Herrmann, F., Azoubel, D., & Lima, L. T. O. Longman, J. (1992). A prática na teoria (Entrevista). Jornal de Psicanálise, 25 (48): p. 13-44.
Herrmann, L., Nakamo, F., & Vannucchi, A. M. S. (1995). Linhas teóricas e ideologia de formação – sobre o ensino teórico na SBPSP. Jornal de Psicanálise, 28 (53): 51-64.
Kernberg, O. (2005). Crítica comprometida à educação psicanalítica, Jornal de Psicanálise, 38 (69): 95-129.
Schaffa, S. (2005). Formação do psicanalista como sintoma e crise. Jornal de Psicanálise, 38 (69): 81-94.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Atribuo os direitos autorais que pertencem a mim, sobre o presente trabalho, à SBPdePA, que poderá utilizá-lo e publicá-lo pelos meios que julgar apropriados, inclusive na Internet ou em qualquer outro processamento de computador.