Em pauta

a formação psicanalítica

Autores

  • Adriana Pacheco Pires
  • Adriana Davoglio Ribas
  • Betina Teruchkin
  • Aline Grill Gomes
  • Denise Steibel
  • Elena Beatriz Tomasel
  • Iara Lurdes Lucchese Wiehe
  • Francisca Levy
  • Julia Domingues Goi
  • Laura Meyer da Silva
  • Nyvia Oliveira Sousa

DOI:

https://doi.org/10.60106/rsbppa.v18i2.597

Palavras-chave:

Formação analítica, Quarto eixo

Resumo

Desde 2011 a Associação de Candidatos (AC) da Sociedade Psicanalítica de Porto Alegre (SPPA) vem incentivando grupos de escrita, formados por colegas de diferentes fases da formação, a construir e a apresentar trabalhos que contemplem os eixos temáticos dos congressos da FEBRAPSI e da FEPAL aliados aos aspectos da formação psicanalítica. Através deste artigo, buscamos apresentar o que até então produzimos. Iniciando pelo tema tradição e invenção, perpassamos pelo medos e paixões, realidades e ficções, sonho e ato e por fim, o corpo. Além de aprofundarmos nossos conhecimentos sobre a temática da formação analítica, tivemos a rica experiência de intercâmbio criativo com colegas que resultou na escrita de seis trabalhos, e o presente artigo. Entendemos que este processo faz parte do que Bolognini (2014) chamou do quarto vértice da formação, referente à importância da relação do analista com as atividades e vínculos institucionais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adriana Pacheco Pires

Psicóloga, Mestre em Psicologia Clínica (PUCRS). Especialista em Psicoterapia de Orientação Analítica (CELG). Membro Aspirante Egresso (SPPA).

Adriana Davoglio Ribas

Psicóloga. Especialista em infância e adolescência (CEAPIA). Membro A Aspirante Egresso (SPPA).

Betina Teruchkin

Médica Psiquiatra (UFRGS). Especialista em Psicoterapia de Orientação Analítica (CELG). Membro Aspirante Graduada (SPPA).

Aline Grill Gomes

Psicóloga. Doutora em Psicologia do Desenvolvimento (UFRGS). Especialista em Psicoterapia Psicanalítica (IEPP). Membro Aspirante Egresso (SPPA).

Denise Steibel

Psicóloga (PUCRS). Mestre e Doutora (UFRGS). Especialista em Psicologia Clínica (IEPP). Membro Aspirante Egresso (SPPA). Presidente da Associação de Candidatos SPPA – Gestão 2016-2017.

Elena Beatriz Tomasel

Psicóloga (PUCRS). Especialista em Psicoterapia Psicanalítica pela FUMM - Fundação Universitária Mário Martins. Membro Aspirante Graduado (SPPA). Presidente da Associação de Candidatos SPPA - Gestão 2012 -2013.

Iara Lurdes Lucchese Wiehe

Psicóloga (PUCRS). Especialista em Psicologia Clínica (IEPP). Membro Aspirante Egresso (SPPA). Docente, Supervisora e Co-Diretora do Departamento de Ensino do IEPP. Presidente da Associação de Candidatos SPPA – Gestão 2014-2015.

Francisca Levy

Psicóloga (PUCRS). Especialista em Psicologia Clínica (IEPP). Membro Aspirante Egresso (SPPA). Presidente da Associação de Candidatos SPPA – Gestão 2015-2016.

Laura Meyer da Silva

Psicóloga. Mestre em Psicologia Clínica (PUCRS). Membro Aspirante Graduado (SPPA).

Nyvia Oliveira Sousa

Médica Psiquiatra (ABP). Especialista em Psicoterapia de Orientação Analítica (CELG). Mestre em Psiquiatria (UFRGS), Membro Aspirante Graduado (SPPA), Presidente da Associação de Candidatos SPPA – Gestão 2011-2012.

Referências

Agamben, G. (2009). O que é o contemporâneo? E outros ensaios. Chapecó, SC: Argos.

Ambrosiano, L. (2005). The analyst: his professional novel. International Journal of Psychoanalysis, 86: 611-1626.

Bauman, Z. (2004). Amor líquido: sobre a fragilidade dos laços humanos. Rio de Janeiro: Zahar.

Anzieu, D. (1989). O eu-pele. Rio de Janeiro: Casa do Psicólogo.

Bick, E. (1968). The experience of the skin in early object relation. International Journal of Psychoanalys, 49 (4): 558-566

Bion, W. (1963). Aprendiendo de la experiencia. Buenos Aires: Paidós.

Bolognini, S. (2014). Em direção a um “modelo quadripartite”. Carta escrita pelo Presidente da IPA Stefano Bolognini em 2014, discutida em atividade científica na Sociedade Psicanalítica de Porto Alegre: Quarto Vértice: A formação psicana-lítica em debate.

Bonder, N. (1998). A alma imoral. Rio de Janeiro: Rocco

Campos, M. N. M. (2011). Narrativas do corpo. Revista Brasileira de Psicanálise, 45 (4): 25-28.

Eizirik, C. L. (2011). Tradição - Invenção em Psicanálise. FEPAL.

Freud, S. (1905). Três ensaios sobre a teoria da sexualidade. In: Edição standard das obras psicológicas completas de Sigmund Freud (Vol. 7). Rio de Janeiro: Imago, 1996.

______. (1910). Cinco lições de psicanálise: terceira lição. In: Edição standard das obras psicológicas completas de Sigmund Freud (Vol. 11, pp. 29-37). Rio de Janeiro: Imago, 1990.

______. (1912). Recomendações aos médicos que exercem a psicanálise. In: Edição standard das obras psicológicas completas de Sigmund Freud (Vol. 12, pp. 149-59). Rio de Janeiro: Imago, 1990.

Gabbard ,G., & Ogden T, (2009). On becoming a psychoanalyst. International Journal of Psychoanalys, 90 (2): 311-27.

______. (2011). Tornar-se psicanalista. Livro Anual de Psicanálise, 25: 117-130.

Guerrero C., & Laufer, E. (2004). Reorganisational and educational demands of psychoanalytic training today: our long and marasmic night of one century. International Journal of Psychoanalys, 85: 3-26.

Kernberg, O. (2000a). A concerned critique of psychoanalitic education. Inter-national Journal of Psychoanalys, 81: 97-120.

______. (2000b). Ideologia, conflito e liderança em grupos e organizações. Porto Alegre: Artes Médicas.

King, P. (1976). The supervision of students in psychoanaltytic training who have previously been trained as psychotherapists. In: Time present and time past: selected papers of pearl king. London: Karnac.

Levine, H. B. (2014). A tela incolor: representação, ação terapêutica e a criação da mente. Livro Anual de Psicanálise, 28 (2):193-214.

Luz, A. B. (2011). A verdade como forma de desenvolver e preservar o espaço para pensar nas mentes da paciente e da analista. Livro Anual de Psicanálise, 25: 101-116.

Ogden, T. (2010). Esta arte da psicanálise. Porto Alegre: Artes Médicas.

______. (2013). Reverie e interpretação: captando algo humano. São Paulo: Escuta.

Prat, R., & Israel, P. (2010). Entre la expresión verbal y la expresión corporal: um abordaje para el tratamiento psicoanalítico de los estados limite. Psiconálisis, 32 (2/3): 361-376.

Rezende, A. M. (1997). Investigação em psicanálise, uma procura da verdade. In: Comunicação escrita não publicada. Ribeirão Preto.

Teruchkin, B. (2011). A importância da intuição em psicanálise: de Freud aos nossos tempos. Anais do V Simpósio Interno Integrado-AC/IP-SPPA, 5: 59-69.

Winnicott, D. W. (1970). Individuação. In: Explorações psicanalíticas. Porte Ale-gre: Artes Médicas, 1994.

Downloads

Publicado

07.07.2016

Como Citar

Pires, A. P., Ribas, A. D., Teruchkin, B., Gomes, A. G., Steibel, D., Tomasel, E. B., Wiehe, I. L. L., Levy, F., Goi, J. D., Silva, L. M. da, & Sousa, N. O. (2016). Em pauta: a formação psicanalítica. Psicanálise - Revista Da Sociedade Brasileira De Psicanálise De Porto Alegre, 18(2), 53–74. https://doi.org/10.60106/rsbppa.v18i2.597

Edição

Seção

Artigos Temáticos – Formação Psicanalítica