Observação da relação pais- bebê
nasce um observador
DOI:
https://doi.org/10.60106/rsbppa.v15i1.488Palavras-chave:
Bick, Esther, Formação psicanalítica, Observação de bebês e lactantesResumo
No texto se propõe uma reflexão sobre as vicissitudes da implantação do seminário de Observação da Relação Pais-Bebê pelo método de Esther Bick, incluído no corrente ano no programa de formação analítica da SBPdePA, sendo obrigatório para a formação de infância e adolescência e opcional para a formação analítica de adultos. Apresenta-se a experiência de Observação de Bebês, avaliando seu objetivo e sua importância não só na formação de crianças e adolescentes, mas também na formação do enquadre interno do analista de adultos através de uma analogia entre a posição do observador-analista frente à dupla mãe-bebê e a do observador-analista frente ao paciente no enquadre da sala de análise.
Downloads
Referências
BICK, E. Notas sobre la observación de latentes en la enseñanza del psicoanálisis. Revista de Psicoanalisis, APA , t. 1., 1967.
BION, W. R. O aprender com a experiência. Rio de Janeiro: Imago, 1991.
BORENSZTEJN, C.L. et al. Por qué la observación de bebés en la formación psicoanalítica. Psicoanálisis APdeBA , v. XXV, n. 1, 2003.
ENCK, E. Por que Ester Bick? Psicanálise: Revista da SBPdePA, v. 13, n. 2, 2011.
MAGAGNA, J. Tres años de observación de bebés con la señora Bick. Psicoanálisis APdeBA, v.XIX, n. 1-2, 1997
LITVIN, E. M. Os efeitos da observação pelo método E. Bick sobre as mães e seus bebês. Publicação CEAPIA, v. 8, 1995.
VILETE, E.P. A importância da observação da relação mãe-bebê na clínica psicanalítica e como instrumento de ensino em psicanálise. Gramado (RS), 1987. Trabalho apresentado no XI Congresso Brasileiro de Psicanálise, 21 a 24 de outubro.
______. Encontro com a observação de bebês. Revista da SPRJ, v. VI, n. 1. 2005.
WATILLON-NAVEAU, A. O papel do grupo de supervisão na observação do lactente segundo E. Bick. Publicação CEAPIA, v.10, 1997.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Atribuo os direitos autorais que pertencem a mim, sobre o presente trabalho, à SBPdePA, que poderá utilizá-lo e publicá-lo pelos meios que julgar apropriados, inclusive na Internet ou em qualquer outro processamento de computador.