Observação da relação pais- bebê

nasce um observador

Autores

  • Mara L. Horta Barbosa Sociedade Brasileira de Psicanálise de Porto Alegre

DOI:

https://doi.org/10.60106/rsbppa.v15i1.488

Palavras-chave:

Bick, Esther, Formação psicanalítica, Observação de bebês e lactantes

Resumo

No texto se propõe uma reflexão sobre as vicissitudes da implantação do seminário de Observação da Relação Pais-Bebê pelo método de Esther Bick, incluído no corrente ano no programa de formação analítica da SBPdePA, sendo obrigatório para a formação de infância e adolescência e opcional para a formação analítica de adultos. Apresenta-se a experiência de Observação de Bebês, avaliando seu objetivo e sua importância não só na formação de crianças e adolescentes, mas também na formação do enquadre interno do analista de adultos através de uma analogia entre a posição do observador-analista frente à dupla mãe-bebê e a do observador-analista frente ao paciente no enquadre da sala de análise.

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Biografia do Autor

Mara L. Horta Barbosa, Sociedade Brasileira de Psicanálise de Porto Alegre

Médica pediatra e psiquiatra. Membro do Instituto de Psicanálise da SBPdePA.

Referências

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Publicado

26.06.2013

Como Citar

Barbosa, M. L. H. (2013). Observação da relação pais- bebê: nasce um observador. Psicanálise - Revista Da Sociedade Brasileira De Psicanálise De Porto Alegre, 15(1), 83–93. https://doi.org/10.60106/rsbppa.v15i1.488

Edição

Seção

Artigos Temáticos: do Bebê ao Adolescente